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Como evitar o aumento no custo por conversão de leads de sua startup pela visão de uma empresa especializada em growth marketing

Os dados de pesquisas recentes mostram que o custo por conversão da plataforma de anúncios está aumentando. Saiba como evitar o impacto.

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O CPA das campanhas Google está aumentando, saiba as ações para evitar sentir esse impacto.

Diana Lopes

Head de Conteúdo Square² Growth Marketing

Entre outubro de 2021 e setembro de 2022, foi realizada uma pesquisa que mostrou um aumento considerável na maioria dos setores que utilizam os anúncios patrocinados do Google como forma de gerar leads.

Da mesma forma, registrou aumento no custo por clique e queda na taxa de conversão.

Esses dados podem representar um impacto da inflação e economia, indicando que as pessoas estão tendo maior controle sobre seus gastos. Ao mesmo tempo, pode indicar um movimento de “esgotamento” da plataforma, onde a concorrência para aparecer nas primeiras posições, mesmo de maneira paga, é alta.

O que fazer para não ser apenas mais um nesse movimento? Confira algumas dicas que a equipe da Square² Growth Marketing traz:

1 – Crie o “funil” nas campanhas patrocinadas

Embora a campanha de pesquisa não tenha a possibilidade de segmentar os públicos, as campanhas de display e YouTube tem. É possível usar os visitantes do site via Google Ads para direcionar a comunicação dos anúncios de maneira mais personalizada.

Da mesma forma, você consegue incluir visitantes orgânicos do site e quem já converteu em algum ponto em campanhas de display e YouTube com mensagens melhor direcionadas. 

Confira um exemplo de estrutura para esse perfil: 

Contato 1 – Criação de um público amplo: Clique no anúncio na campanha de rede de pesquisa.

Contato 2 – Qualificação do público gerado através de um download estratégico de material: Campanha do YouTube para oferecer um material “meio de funil” e gerar uma conversão de lead.

Contato 3 – Afunilamento do público qualificado para se tornar uma oportunidade comercial: Rede de display e YouTube para levar a pessoa a demonstrar interesse em um produto ou serviço.

Contato 4 – Remarketing para pessoas que chegaram ao final do funil e não converteram: Rede de display com mensagens segmentadas exclusivamente para quem chegou à página desejada, mas não gerou uma conversão.

2 – Identifique as conversões mais importantes

A importância de uma conversão é determinada pelo objetivo da campanha. Sendo direcionada para a geração de oportunidades, a conversão mais importante é aquela que preenche um formulário de interesse ou agenda uma conversa.

Já se a campanha já é direcionada para fazer uma compra, a realização desta é a conversão mais importante.

A partir da conversão, você faz o caminho inverso para entender de onde ela chegou e qual foi o principal ponto de contato. Essa análise permite identificar os canais e mensagens de melhor performance para que você consiga otimizar a distribuição de orçamentos naquilo que gera mais resultados.

Para as campanhas em que a venda não é o fator final, mas apenas o preenchimento de formulários, vale identificar se as pessoas que chegam a esse ponto também convertem no final do processo comercial. Pois, mesmo que seja sua melhor campanha, se a conversão final não tiver uma boa taxa de fechamento, precisa ser melhor analisada.

3 – Realize as otimizações mais adequadas

Por falar em otimização, também é um fator crucial nas campanhas patrocinadas no Google Ads, assim como em qualquer plataforma de anúncio. As otimizações dependem do tipo de campanha que está rodando:

Em uma campanha na rede de pesquisa, por exemplo, elas incluem: aumento ou redução de orçamento por região, por dispositivo ou por direcionamento de público-alvo (idade, gênero, renda média, etc.), ou a inclusão e remoção de palavras-chave com seus respectivos índices de conversão.

4 – Conheça as tendências e atualizações da rede de anúncio

As plataformas, principalmente o Google, estão sempre passando por atualizações de algoritmo. No final de 2022 e começo deste ano, notamos uma priorização do Google por conteúdos educacionais e informativos. 

No canal orgânico, isso dificulta a venda de serviços por meio de palavras-chave amplas. Por isso, a intenção de busca tem se tornado um dos itens mais estudados pelos profissionais de SEO nos últimos meses.

Para a parte de campanhas patrocinadas, essa atualização não traz um grande impacto, pois o ranqueamento se dá pelo orçamento investido. Porém, os resultados e conversões são impactados pelo uso estratégico de palavras-chave que tem a intenção de busca desejada. Isso significa que usar um termo de cunho educativo com uma página de produto na rede de pesquisa e esperar uma conversão de venda pode trazer resultados pouco satisfatórios.


A Square² foca em soluções de growth para startups, do planejamento estratégico e analítico de ações de marketing à execução e avaliação de resultados. Conheça todos os serviços em nosso site.

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