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Planejamento estratégico de marketing: leve a sua startup ao topo

O planejamento estratégico de marketing é uma ferramenta fundamental para conhecer a empresa, produto e ter ideias coerentes de ações para o seu negócio.

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Saiba montar o seu planejamento estratégico de marketing.

Diana Lopes

Head de Conteúdo Square² Growth Marketing

O planejamento estratégico de marketing é fundamental para que uma startup consiga ter um bom direcionamento e chegue aos melhores resultados possíveis. 

A definição de objetivos, perfil de cliente ideal e estratégia de canais são algumas das etapas definidas nesse plano e que contribuem para um rápido e inteligente crescimento de seu negócio.

O que é planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico é uma ferramenta de marketing utilizada como um mapa que guia as ações da empresa, colaborando com os objetivos determinados para o negócio.

Tudo o que é definido no plano de marketing começa no porque o planejamento está sendo feito: se é para a atuação do time de marketing no ano da empresa, para o lançamento de um novo produto, evento ou para um direcionamento de conteúdos.

Também só é possível gerar ideias e entender os melhores caminhos quando se estuda a empresa, seus produtos e serviços, além do momento atual em que se encontra. 

Por que fazer um planejamento estratégico de marketing?

A divulgação dos produtos, a base do relacionamento com o cliente e a criação de demanda acontece através do marketing — essa área é a base de toda a comunicação da empresa. Apesar disso, o marketing é uma área que costuma ser negligenciada em muitas empresas. 

Embora seja reconhecida a importância de possuir visibilidade nos meios de comunicação, principalmente digitais, a falta de estratégia e planejamento leva aos resultados precários e faz a área ser vista com receio e pouca atenção.

Frequentemente, os orçamentos são reduzidos e as alternativas ficam cada vez mais limitadas.

Por isso, e por precisar de grande assertividade nas estratégias de marketing, o planejamento se torna uma peça essencial. 

A importância do planejamento estratégico de marketing se define pelos seguintes pontos:

Ele traz a melhor visualização de como a empresa atua, os produtos e serviços que oferece, quais são os desafios que tem hoje e onde pretende chegar.

Também contribui para ter um direcionamento detalhado das ações. Assim, mesmo se houver alguma rotatividade na equipe, todos sabem quais são os próximos passos a serem seguidos e o porque devem acontecer.

E até é possível realizar ações de marketing sem estratégia, publicando em blog e redes sociais, mas, qual é o objetivo disto? Porque este é o crescimento e credibilidade do seu negócio que está em jogo.

No marketing, cada ação precisa ter uma finalidade. Você precisa saber o motivo de estar realizando cada ação, como elas colaboram para os objetivos da empresa e se elas, de fato, fazem sentido para o seu negócio. 

Todas essas questões são definidas e detalhadas no planejamento estratégico, que é disponibilizado para a sua equipe. Dessa forma, facilitando e agilizando a comunicação interna, integração entre times e até mesmo otimizando o retorno de investimentos em marketing.

Como fazer um planejamento estratégico de marketing?

Algo que deve ser seguido à risca é a utilização de dados reais sobre a empresa, seus clientes e seu público, assim como análises e pesquisas sobre o que já é conhecido no mercado. 

A única maneira de identificar com precisão o que uma startup precisa fazer é sabendo o que ela já fez, como fez e quais foram os resultados obtidos. Você também deve conhecer os tipos de planejamento, quais são as etapas e melhores ferramentas para obter as informações que precisa.

Confira em mais detalhes:

Conheça os diferentes tipos de planejamento

Você pode criar um planejamento anual de marketing, que aborda todas as diferentes partes dessa área, como o conteúdo, orçamento e ações mensais. Mas, também pode adotar o planejamento por níveis, por campanhas ou utilizar planejamentos específicos para lançamentos e eventos.

São diversas alternativas de planos para que você utilize aquele que for o mais adequado ao seu momento.

Etapas do planejamento de marketing

As etapas de um planejamento podem variar conforme o seu tipo. Porém, algo que todos terão em comum são as etapas de: 

  • Definição de objetivos;
  • Levantamento de ações;
  • Perfil de cliente ideal;
  • Determinação de ações a serem realizadas;
  • Tempo e orçamento destinado para cada ação.

Em um planejamento estratégico de marketing completo, as etapas são:

  • Definição de objetivos tangíveis e intangíveis;
  • Apresentação da empresa e definição de seus valores;
  • Definição dos produtos e suas principais forças e fraquezas;
  • Contexto do mercado no qual a startup atua;
  • Mapeamento de concorrência de acordo com o segmento;
  • Criação de personas e definição do cliente ideal (ICP);
  • Levantamento de canais para a estratégia de comunicação;
  • Definição do arquétipo da marca;
  • Orçamento estimado e distribuição prevista para os objetivos definidos;
  • Listagem de ideias e cronograma de ações para colocar a estratégia em ação.

Ferramentas para construir seu planejamento estratégico

Algumas ferramentas podem ser bastante úteis no decorrer do seu planejamento. Confira algumas delas e em quais etapas se aplicam:

Definição da empresa e seus valoresGolden Circle
Definição dos produtosAnálise BCG ou Análise SWOT e SWOT Cruzada
Contexto de mercadoPesquisas realizadas da área e portais de notícias
Definição do arquétipo da marcaTeste dos arquétipos
Distribuição de orçamentoFerramenta de distribuição de verbas
Planejamento de ações e roadmapAnálise 5W2H e metodología OKR
Ferramentas para o seu planejamento estratégico de marketing.

Como garantir o sucesso na execução do seu planejamento de marketing?

Para fazer um plano de marketing que funciona e traz os resultados esperados, você precisa utilizar dados reais e concretos para gerar suas estratégias, determinando objetivos realistas e atingíveis.

Também é importante determinar ações que caibam no orçamento disponíveis para a área de marketing, assim como considerando a quantidade de “mãos” disponíveis para fazer acontecer os planos.

Toda a realidade do seu negócio e até os planos de modelo de negócio e desenvolvimento da startup devem ser considerados ao gerar estratégias de marketing. Só assim você chegará ao sucesso do seu planejamento, atingindo os objetivos propostos.


Conheça ainda melhor como gerar um planejamento estratégico de marketing que traz resultados reais à sua startup — aproveite que o download deste ebook é gratuito.

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