Entenda a importância do time de growth — e como fazer sua gestão

Saiba como liderar o seu time de growth para que todos trabalhem em conjunto, com processos fluidos e atinjam os resultados desejados.

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O que o time de growth faz e como gerir um.

Diana Lopes

Head de Conteúdo Square² Growth Marketing

O gestor de marketing é fundamental para empresas que buscam expandir e gerar novas oportunidades de negócio. É através dele que todas as ações e campanhas que visam impactar o cliente são realizadas. 

Além disso, é ele quem comanda as direções tomadas pela equipe e realiza as análises dos resultados obtidos, sabendo quais são os caminhos mais efetivos e o que deve ser deixado de lado.

Como já sabemos, parte da função do CMO, ou gerente de marketing, é  a construção de um forte relacionamento com sua marca. Porém, em um mercado cada dia mais competitivo, é importante contar com estratégias que tragam pontos de visto diferentes e que consigam se destacar.

Nesse sentido, o growth marketing é uma área que vem se destacando e algo que muitas startups estão investindo atualmente são em soluções de growth ou, mesmo, um time de growth interno. Confira, a seguir, mais sobre o assunto.

O que é a área de growth?

Em linhas gerais, o growth é um dos ramos do marketing que se desenvolveu com a popularização da internet e geração de dados online. Seu objetivo é o rápido crescimento de uma empresa, geralmente startups, focada em métodos inovadores, que visam impactar os clientes de maneiras não-convencionais.

Por isso, a área de growth cresce constantemente e é uma das grandes tendências nas estratégias de marketing para 2023.

Realizar a escolha pelo growth é conduzir sua equipe de marketing para a direção do crescimento rápido e exponencial.

A estratégia de growth deve se conectar com a equipe de vendas e de relacionamento com o cliente, para conduzir as melhores estratégias de ação e impactar o consumidor final. Para isso, é vital ter um time de growth bem treinado e com um fluxo de trabalho prático e organizado. 

O que é um time de growth?

Um time de growth é uma equipe de marketing interna, com a capacidade de realizar ações de marketing bem-planejadas a curto prazo e analisar os dados gerados em cada uma para obter conhecimentos sobre sua efetividade.

Dessa forma, tanto o gestor quanto a própria equipe conseguem avaliar quando é necessário trocar a rota e direcionar os esforços para outro lado.

Ter um time de growth em sua empresa é essencial para alcançar os objetivos traçados pela startup e pelo setor de marketing. Isso acontece pela própria forma como a área se desenvolve, que alcança outras competências para além da comunicação.

A área de growth precisa de profissionais com as habilidades de analisar diferentes situações e, principalmente, de se adaptar com facilidade e agilidade.

Às vezes, a área do growth é comparada com a área científica, por conta da sua metodologia e inúmeros testes e hipóteses. Isso é o que fundamenta uma estratégia de growth: surge a hipótese, é realizado o teste e o time de growth tira as conclusões sobre as ações realizadas.

O time de growth é o responsável por estruturar os melhores caminhos para alavancar seus resultados.

E como ele se difere de uma equipe de marketing comum? Por reunir competências específicas, direcionadas para o crescimento exponencial de suas vendas, habilidades que construirão um ambiente focado e eficiente em cumprir suas metas.

Para você entender ainda melhor, algumas das figuras presentes no time de growth podem ser o estrategista em conteúdo, o growth hacker, o gestor de tráfego pago e o especialista em SEO.

Como fazer a gestão do time de growth?

Na verdade, o time de growth é um que pode se alterar de acordo com a realidade de cada empresa. Em alguns casos, serão pessoas com mais habilidades de marketing, em outros, pessoas capacitadas em vendas. Porém, existe uma linha de raciocínio que deve ser seguida em todas as situações.

Primeiro, é essencial contar com um Chief Marketing Officer ou, um termo que tem se popularizado, o Chief Growth Officer. Em ambas posições, a ideia é que o responsável consiga liderar sua equipe para direcionar as ações e mensurar os resultados. 

Depois, para fazer a gestão dessa equipe de growth, é preciso saber quais são as ferramentas necessárias. Por exemplo, onde será o fluxo de trabalho? Plataformas como Trello e Asana são bastante utilizadas, mas algumas mais inovadoras já estão disponíveis e podem ser mais completas para a sua gestão, como o Click Up.

Tendo isso definido, qual é o papel de cada membro do time? Quantas reuniões serão feitas? Com que frequência? Qual será o modelo de feedback?

Essas questões devem ser respondidas para que o CMO, ou CGO, tenha uma organização mínima de processos.

Após isso, o papel do gestor é estar não apenas ciente e executando ações para gerar mais resultados à empresa como um todo, mas também focado em entregar ao seu time de growth o melhor ambiente de trabalho (ainda que seja remoto) e comunicação interna.

Quando a equipe está engajada e sabe qual o seu papel no dia a dia, além de ter a liberdade de perguntar e solicitar novas tarefas quando precisar, todos se beneficiam.

Qual a importância do gestor de marketing para a empresa e time de growth?

Todos os pontos acima reforçam a importância em contar com um time de growth em sua empresa. Além disso, demonstra a relevância do marketing para seu negócio alcançar os objetivos traçados. 

Uma equipe de marketing, voltada às estratégias de growth, tende a potencializar o relacionamento com seus clientes e aumentar suas chances de sucesso no mercado. 

E a importância do gestor de marketing? Está na sua capacidade de liderança e direcionamento de esforços, fundamental para posicionar a startup frente à concorrência e ao público.

A Square² entende como o growth marketing e o time de growth podem auxiliar a sua startup, por isso, oferecemos uma consultoria focada em otimizar a sua gestão de equipe. Conheça em mais detalhes.

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