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Benefícios do growth marketing para a sua startup

Entenda como proporcionar o crescimento acelerado que a sua startup precisa — conheça os benefícios do growth marketing.

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Entenda os benefícios que o growth marketing proporciona ao seu negócio.

Diana Lopes

Head de Conteúdo Square² Growth Marketing

Inovação é a palavra do momento — e ela traz questões que vão além de sua definição. 

Hoje, em um mercado cada vez mais competitivo, ela se transformou em sinônimo de impacto e posicionamento de marca. A inovação está no centro das ações de grande parte das empresas que já entenderam sua importância.

Nas startups, “inovação” não é nenhuma novidade, sendo praticamente o coração delas. Porém, ela caminha por diversas direções e impacta também outras áreas. Uma delas é o marketing, que vem passando por inúmeras modificações nos últimos tempos. 

Entre as estratégias existentes, o growth marketing está se estabelecendo como uma das principais e sendo reconhecido como a solução ideal para as startups. Afinal, é um método baseado em testes, aprendizado e adaptabilidade, algo que as startups respiram em seu dia a dia.

A seguir, entenda e o porquê e quais são os benefícios do growth marketing.

O que é growth marketing?

O growth marketing é uma das inúmeras estratégias no mercado para divulgar e comunicar uma marca. A diferença dela para outros métodos está no alinhamento entre as ações de marketing e os demais setores da empresa para promover o crescimento da empresa. 

Ainda assim, uma startup que utiliza do growth como método principal traz seus objetivos de ampliação primariamente para dentro das ações de marketing.

Para realizar isso, ela parte de técnicas inovadoras de marketing, que se alinham às metas realistas traçados por um negócio. As duas áreas atuam praticamente em conjunto, com foco no crescimento, promovendo uma evolução constante e estruturada.

Somente por essas razões já conseguimos entender a importância do growth marketing na realidade das startups. Ela auxilia empresas a inovarem em uma área que está em constante modificação.

Como ele é diferente do marketing convencional?

O growth se difere do marketing convencional, por conta de suas ações e nas formas que as constroem, em constante diálogo com outras áreas. 

Programação, análise de dados e métricas fazem parte do ecossistema do growth. Assim, permite que o método atue para o rápido crescimento da empresa, apostando em práticas que focam nos ganhos de resultados. 

Os métodos tradicionais de marketing saem de cena e dão espaço para uma série de estratégias focadas na experiência do cliente. 

As soluções do growth marketing atuam na construção de uma experiência positiva. 

O ponto central é criar um relacionamento a longo prazo com novos clientes. Dessa forma, envolvendo eles de forma consciente com a marca, e os transformando em consumidores e potenciais promotores de um negócio.

Quais são os benefícios do growth marketing?

Os benefícios do growth marketing giram em torno do tema que trouxemos desde o começo: a inovação. O growth trata-se de uma poderosa ferramenta para as startups que buscam se destacar da concorrência e crescer em um ritmo acelerado.

Com ele, um negócio consegue alcançar uma série de objetivos e metas traçadas em pouco tempo, por meio de técnicas e estratégias elaboradas já tendo em mente o rápido crescimento como um todo. 

Ou seja, não apenas trazendo novos leads através da comunicação e divulgação, mas tendo uma estrutura preparada na empresa para receber essas pessoas e convertê-las em clientes. Mais ainda, ter a capacidade de mantê-las como clientes a longo prazo.

Como você pode ter notado, a startup precisa que todas as áreas estejam em comum acordo e atuando juntas — desde o marketing, até a equipe de desenvolvimento do produto.

De maneira geral, seu principal benefício é auxiliar no posicionamento do negócio e ajudar a bater as metas traçadas para seu futuro. 

Dentre outros benefícios do growth marketing, podemos citar:

  • Identificação dos melhores canais a serem trabalhados;
  • Análise de dados e rápida adaptação de estratégias de crescimento;
  • Redução de custos com canais de baixa tração;
  • Contribuição para desenvolvimento dos produtos;
  • Resultados acelerados.

Por que você deve apostar na estratégia de growth?

O direcionamento para o growth marketing demonstra uma preocupação da startup com seu posicionamento no mercado. Por isso, a aposta nesse tipo de estratégia é essencial para negócios que tendem a crescer, mas esbarram em alguns problemas.

Uma analogia para pensar em como funciona o growth marketing é a bússola. Ela funciona para indicar os melhores caminhos a serem percorridos, de acordo com seus métodos inovadores e com diálogo entre diferentes áreas. 

Dessa forma, tem o potencial de encontrar as rotas ideais para contribuir no crescimento exponencial e constante de uma startup.

Os benefícios do growth marketing e as estratégias possíveis unem a criatividade e a capacidade de experimentação. Suas técnicas permitem rodar inúmeros testes A/B, pensando nas melhores estratégias para as ações planejadas. Essencial para estabelecer quais são os melhores custo-benefícios, além de ajudar na tomada de decisão para direcionamento de esforços e recursos.  

Os benefícios do growth marketing são melhores que de outras estratégias de marketing digital?

Uma das principais diferenças do growth para outras estratégias de marketing digital está na economia. Uma empresa que conta com um time de growth consegue reduzir gastos desnecessários.

As ações de growth são baseadas em dados e experimentações, aumentando sua eficiência e diminuindo as falhas e desperdícios financeiros. 

Outro ponto é a possibilidade de seu negócio escalar por meio do growth marketing. Através de suas estratégias inovadoras e visando rápido crescimento, as áreas de marketing, vendas, produto e atendimento ao cliente caminham juntas, para potencializar os processos e resultados do negócio.

O growth marketing e seus benefícios são, com certeza, o caminho para o crescimento de sua startup. 

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