O guia sobre growth marketing que você precisa

Tudo o que você precisa saber sobre growth marketing e um pouco mais. Entenda o que é e como aplicar na sua startup.

Compartilhe este post:

Tudo o que você precisa saber sobre growth marketing para startups.

Diana Lopes

Head de Conteúdo Square² Growth Marketing

Você sabe o que é growth marketing? Em algum momento, aquelas pessoas que já estão inseridas no mercado devem ter ouvido falar sobre este termo. 

Afinal, ele é uma das principais revoluções que já ocorreu no mundo do marketing e trouxe inúmeras inovações para uma área que carecia de novas estratégias de atuação e impacto. 

O growth marketing se dá pela união do marketing, comunicação, crescimento e experiência do cliente.Todas as áreas que se conectam, desenvolvendo um bom posicionamento de qualquer marca no mercado, fator crucial para a sobrevivência do seu negócio nos dias de hoje. 

Nesse sentido, a área de growth se desenvolve cada dia mais para alcançar resultados surpreendentes. 

O growth marketing não é algo simples, mas tem grande impacto para startups. Por isso, você precisa saber o que é ele é, como funciona e como usar as suas estratégias na empresa.

O que é growth marketing?

O growth é uma das inúmeras metodologias disponíveis que partiram do marketing tradicional. Sua principal característica está na sua aplicação, baseada em três etapas: hipótese, experimento e análise de resultados. 

O marketing convencional, junto ao digital, se pauta em práticas voltadas para práticas na lógica de uma construção completa do funil. Ou seja, sua preocupação é com uma estrutura generalizada para atrair e estimular novas compras, assim como engajamento nas redes. 

Já no growth marketing, o pensamento vai um pouco além. O objetivo do growth é utilizar poucos recursos em diferentes canais para, então, identificar quais geram mais resultados e devem receber mais investimentos. 

Dessa maneira, o growth marketing visa reduzir custos ao mesmo tempo em que gera mais oportunidades e conversões significativas ao negócio.

Ele utiliza essas estratégias para iniciar seu trabalho, com foco na construção de um relacionamento de longo prazo com um cliente. Isso significa engajá-lo com sua marca para gerar compras recorrentes, por exemplo.

A estratégia de growth é focada no crescimento rápido da empresa através dos melhores canais de tração. Atualmente, alguns dos canais mais populares são:: Search Engine Optimization (SEO), anúncios segmentados (Google Ads) e presença nas redes sociais.

Porém, são diversos canais que devem ser avaliados conforme o serviço ou produto sendo ofertado. Assim, definindo quem é o público e onde ele, de fato, está.

Com as melhores estratégias, o growth marketing tem tudo para fazer sua empresa crescer rapidamente.    

Qual a diferença do growth marketing para o growth hacking?

Algumas pessoas podem confundir growth marketing com essa outra expressão muito parecida: growth hacking. Mas, tratam-se de coisas diferentes. Embora o marketing de crescimento seja uma derivação do growth hacking, é muito mais amplo que apenas um conjunto de “hacks” de crescimento. 

Trata-se de um setor inteiriço do marketing, baseado em estratégias e análise de resultados, que utiliza, por vezes, do growth hacking para gerar o crescimento acelerado do seu negócio.

Ou seja, é o ramo do marketing que mais tem foco na agilidade do crescimento da startup, além da aquisição e retenção de clientes.

Qual a diferença entre growth marketing e inbound marketing?

O inbound marketing é uma das estratégias mais comuns dentro do mundo digital. Ele procura traçar um caminho orgânico para o interesse das pessoas sobre sua marca. Após este momento, elas procuram sua empresa e se transformam em clientes. 

Para fazer isso, traz uma série de ações para chamar atenção de consumidores certos para sua marca. 

Essa estratégia de marketing utiliza o funil de vendas para mapear a jornada de uma pessoa, que define os conteúdos adequados para cada etapa. 

O inbound marketing está atrelado ao marketing de conteúdo, principal meio de atrair a atenção do público e conseguir engajar cada usuário para tornar-se de um lead que será nutrido até virar um cliente.

Enquanto isso, a estratégia de growth marketing parte da ideia de funil, mas consegue expandir para um caminho mais disruptivo e abrangente. 

Não necessariamente passa por captar o maior número de pessoas possível e trabalhar elas dentro da base, mas de gerar mais interesse de pessoas com alto potencial de conversão. 

Para que serve o growth?

A metodologia do growth não serve apenas para auxiliar no crescimento exponencial de um negócio. Ele auxilia na área de retenção de clientes, muito importante para o impacto da marca no mercado.

Também participa na construção de um relacionamento positivo com o cliente, a ponto dele virar um promotor e defensor de sua marca. 

Todas as ações, estratégias e caminhos do growth são direcionados de acordo com o potencial de impacto que vai gerar na evolução de um negócio. Ou seja, o growth marketing atua para aumentar seu ritmo de desenvolvimento.

Quem deve utilizar uma estratégia de growth?

A estratégia de growth marketing é uma saída interessante para as startups, por exemplo. 

Inclusive, são as principais empresas que utilizam esse método. Isso porque, geralmente, começam com pouco orçamento e precisam gerar receita rapidamente para não “quebrar” e perder suas oportunidades antes mesmo de serem conhecidas no mercado.

Dessa forma, o marketing de crescimento é uma das principais ferramentas que potencializa sua evolução. Até mesmo para trazer melhorias ao produto (ou a geração de novos produtos como um todo), através das avaliações do público e interesse levantado nas interações online.

Com suas estratégias sendo articuladas de forma precisa, uma startup consegue dimensionar seus objetivos, definir metas claras e atingíveis, além de proporcionar um maior controle sobre as ações futuras. 

Nesse sentido, o growth marketing analisa todas as opções no mercado e define os melhores caminhos para uma empresa seguir.

Quais são os benefícios do growth marketing?

Não há dúvidas de que são estratégias importantes para dimensionar o crescimento de uma empresa. Trabalhar com essa metodologia implica em reconhecer todos os benefícios do growth marketing

Por exemplo, um deles é reduzir os custos e investimento em ações de marketing a longo prazo. 

Através da agilidade e eficiência das ações executadas, também destaca-se o benefício da geração de uma base de conhecimento para a empresa, identificando o que deu certo, o que pode ser melhorado e onde realmente vale a pena aumentar os investimentos.

Como funciona o growth marketing?

É importante termos em vista que este método difere por trazer aspectos de outras áreas, como programação, análise de dados e engajamento social. Por isso, uma estratégia de growth é toda baseada em dados e experimentos.

Sua efetivação deve contar com a articulação de etapas específicas, para garantir o sucesso de um ciclo de estratégia de crescimento. Entre elas, deve-se recorrer à análise de dados — da geração de ideias, priorização de experimentos e execução de testes.

Todos esses pontos dialogam e constroem a melhor rota para a sua startup obter os resultados esperados. 

O growth marketing funciona a partir de três etapas fundamentais:

1 – Levantamento da hipótese e definição do objetivo

Com base em tudo aquilo que a empresa já possui e já construiu, hipóteses conseguem ser geradas. Por exemplo, uma startup que já possui uma grande base de seguidores nas redes e tem baixa taxa de conversão nelas, o que pode estar acontecendo?

Algumas hipóteses que podem ser geradas nesse caso são:

  • Tem pouca comunicação orgânica voltada para produtos, vantagens de utilização, etc..
  • Os conteúdos patrocinados estão pouco atrativos;
  • A concorrência investe mais nos conteúdos patrocinados e recebe mais atenção;
  • A página de conversão dos conteúdos pagos não tem uma comunicação clara e direta.

A partir das hipóteses, você pode selecionar aquelas que mais fazem sentido e que podem ser testadas com os recursos disponíveis. 

Lembre-se de registrar qual o objetivo para colocar esse experimento em prática. Também não há a necessidade de sair levantando hipóteses se não existe uma intenção por trás dela.

2 – Experimentos

Depois de levantadas as hipóteses, é preciso testá-las. O ideal é ir aos poucos, medindo os resultados constantemente, para saber o que realmente surtiu efeito. 

Quando surge uma hipótese de que a página de conversão não está adequada à mensagem passada nos anúncios, o experimento a ser realizado está bastante claro: realizar alterações nesta página.

Pode ser desde a mensagem (copy) utilizada, até a cor do botão de conversão ou imagem utilizada. Também podem ser feitos testes incluindo vídeos de apresentação, mockup de telas do produto, caso tenha, e assim por diante. As possibilidades de gerar mais resultados nesse aspecto são muitas. 

Na mesma ideia, se você quer testar primeiro as artes e vídeos na mídia paga, precisa avaliar desde a copy até o design, ou o roteiro e cenário utilizado.

3 – Análise de resultados

Após levantar e testar a hipótese através do experimento, você precisa avaliar se o objetivo foi atingido e qual foi o principal meio que tornou isso possível. Com a coleta de dados e análise destes, você consegue tirar todas as conclusões necessárias.

Além disso, também já começa a gerar novas hipóteses e ideias de testes a serem realizados a partir de suas novas descobertas. O growth marketing, nesse caso, é como um ciclo, ele nunca acaba e está sempre se renovando. 

Como aplicar growth na sua startup?

A área do growth permite posicionar uma startup no mercado de forma competitiva. Um bom espaço para a marca deve ser garantido por meio de ações e testes de impacto com seu público-alvo. 

Por isso, essa é uma área que cresce muito nas estratégias utilizadas por startups.

É importante para saber como direcionar os esforços da empresa e também para receber aportes de investidores, uma vez que demonstra pleno conhecimento dos rumos a serem tomados e como o dinheiro será utilizado se investido na startup.

São esses aspectos que posicionam o growth como o futuro do marketing para startups.

A Square², que atua há mais de 3 anos com startups e growth marketing, conhece bem o impacto e potência das estratégias de growth. 

Por isso, trabalhamos hoje com as melhores soluções para expandir seus negócios — conheça quais são e como aproveitar nosso conhecimento para elevar o potencial do seu negócio.

Compartilhe este post:

Posts relacionados:

Growth Insights

A newsletter da Square²

Os conteúdos e dicas sobre growth, marketing, negócios eo que você precisa saber para ter insights fora da caixa para a sua startup.

Assine a newsletter da Square²

Growth Insights

A newsletter da Square²

Os conteúdos e dicas sobre growth, marketing, negócios eo que você precisa saber para ter insights fora da caixa para a sua startup.

Quer falar com a gente?

Envie sua mensagem através do nosso canal de Contato. Clique aqui.

Cases de Growth Square²

O impacto de uma estratégia de growth em uma empresa de tecnologia SaaS para frotas

Cases de Growth Square²

Como uma das principais operadoras logísticas do Brasil desenvolveu sua presença digital do zero ao constante crescimento todos os meses

Quer falar com a gente?

Envie sua mensagem através do nosso canal de Contato. Clique aqui.

Quer falar com a gente?

Envie sua mensagem através do nosso canal de Contato. Clique aqui.