Eleve os resultados e crescimento de sua startup através de soluções em growth marketing

A importância do plano de marketing para startups

Um plano de marketing é essencial para organizar os objetivos e ações ao longo de um determinado período. Entenda o impacto do marketing para startups e como fazer um plano eficiente.

Compartilhe este post:

O planejamento estratégico dita o que deve ser feito para alcançar determinados objetivos. É fundamental para startups em crescimento.

Diana Lopes

Head de Conteúdo Square² Growth Marketing

O marketing para startups é uma etapa fundamental para um negócio prosperar e escalar em seus objetivos.

Isto fica ainda mais evidente quando olhamos com atenção para a área, que possui um número cada vez maior de empresas atuantes no mercado. Por isso, é essencial estar preparado e ter estratégias de marketing planejadas para trazer resultados melhores. 

Além disso, construir esse plano contribui no bom posicionamento da marca no mercado. E, para isso, é preciso ter foco em atrair clientes e atingir os objetivos da empresa. Ou seja, é crucial que os CEOs olhem com atenção para as estratégias de marketing de sua startup.

Dentro desta realidade, o uso de canais digitais se apresenta como uma das principais alternativas. Principalmente, por dialogar com a realidade de startups em crescimento, ou mesmo aquelas já estabelecidas no mercado.

No texto de hoje, veremos algumas das principais dicas para implementar um plano de marketing para startups.

Por que fazer um plano de marketing para startups?

O ramo das startups é competitivo e os empreendedores estão sempre em busca de investimentos para crescer seu negócio. Mostrar aos investidores que você tem um plano e sabe aonde quer chegar é essencial para conquistar o aporte.

Além disso, o marketing é o caminho ideal para qualquer negócio prosperar. Podemos enxergar essa importância na história, com campanhas de marketing e publicidade que impactaram nossas vidas. 

É comum lembrarmos de algumas propagandas sobre produtos específicos, com jingles e imagens que não saem da nossa cabeça. 

Por mais que tenha sua importância na história, o marketing se transformou profundamente nos últimos tempos. O impacto das tecnologias de informação modificaram as formas de construir as campanhas, trazendo inúmeras alterações no seu impacto e na sua amplitude. 

Isto se reforça quando pensamos na influência das redes sociais no nosso cotidiano. 

Hoje, é impossível não pensarmos na presença das redes sociais. Elas fazem parte de nossas vidas em diversos âmbitos, e nos impactam diariamente de diferentes formas. Aliado a isso, o marketing soube utilizar de suas ferramentas dentro deste novo mundo que se apresentava. 

Isto se reforça quando pensamos em um mercado cada dia mais competitivo. Assistimos a uma grande explosão na criação de startups, com números crescentes a cada ano. 

Por exemplo, em 2021, o número de empresas deste setor ultrapassaram a marca de 13 mil, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups

Somente este número já reforça a necessidade em estar bem posicionado no mercado. O marketing para startups atua exatamente nesta área, conferindo técnicas específicas para garantir que as empresas promovam sua marca e se estabeleçam nesse mercado concorrido.  

Estes motivos demonstram a importância de contar com um bom planejamento estratégico de marketing. 

É através dele que a startup consegue acelerar seu crescimento, e contribui decisivamente para atingir seus objetivos traçados. Entretanto, cabe a startup adotar um plano de marketing que considere suas inovações.

Até aqui, vimos os principais motivos que posicionam o marketing para startups como uma área essencial na sua gestão. 

Posicionamento no mercado, alcance de clientes e metas cumpridas estão entre os principais destaques desta união. Tudo isso, aliando as inovações das startups com a realidade digital que nos cerca. 

Sabendo de sua importância, é hora de partir para a questão prática. 

O que devemos incluir em um plano de marketing para startups?

Tudo o que for relevante para o conhecimento da empresa e seu mercado de atuação precisa estar detalhado no plano. Além de listar e descrever os objetivos que da sua startup, assim como um plano de ação contendo todas as atividades necessárias para o atingimento das metas.

Como vimos, as possibilidades de atuação da área do marketing para startups são inúmeras. A empresa deve listar seus principais objetivos e colocá-los em ação, em conjunto com uma equipe preparada para atingi-los. 

O marketing é a “cara” de sua startup. Você se lembra daquele velho ditado, “a primeira impressão é a que fica”? 

Pode parecer um pouco datado, mas ainda tem grande impacto na realidade do mercado.  E o marketing para startup é o que faz acontecer esse primeiro contato de clientes com sua marca, como uma grande “porta de entrada”. 

Por isso, é importante construir um planejamento estratégico de marketing que corresponda com suas demandas. 

Os objetivos de seu negócio devem se alinhar com as metas traçadas pelo marketing, e vice-versa. Este é um ponto crucial que deve ser incluído no planejamento, pois evita dores de cabeça no futuro e traz a tranquilidade necessária para seu negócio girar.

Além disso, um plano de marketing deve considerar as atividades e os prazos previstos para cada campanha. 

Se foi estruturada uma grande campanha para redes sociais, com foco na apresentação e posicionamento da marca no mercado, a equipe de marketing age para direcionar seu material para um público específico e com datas exatas. 

Outro ponto para incluir no plano de marketing para startups é o acompanhamento das métricas. 

Elas indicam o impacto das campanhas realizadas e seu alcance frente ao público-alvo. É um acompanhamento que permite entender onde a startup consegue ser mais ativa, e em quais áreas ela pode melhorar.

Qual a melhor estratégia de marketing para startups?

A melhor estratégia é aquela que considera o capital que você pode investir, assim como traz as ações mais prováveis de gerar os resultados para atingir os objetivos propostos inicialmente. 

Mas, mais que isso, a melhor estratégia de marketing para startups é ter planos que se adaptam à realidade do negócio. Ainda mais quando o planejamento é feito anualmente, imprevistos podem acontecer e você pode precisar mudar os planos.

Por isso, também é crucial a etapa de análise dos resultados obtidos a cada ação realizada.

De maneira geral, identificar a melhor estratégia de marketing para a sua startup é uma etapa essencial em vista de alcançar grandes resultados e conseguir um bom posicionamento no mercado.

Para chegar a uma boa estratégia, três passos são absolutamente cruciais:

1 – Conhecer as tendências do mercado

Esta é uma das melhores maneiras de iniciar seu planejamento estratégico de marketing. Para isso, analise o mercado e conheça seus concorrentes, para entender quais caminhos devem ser seguidos e como superá-los. 

2 – Estruturar sua persona

Ou seja, definir qual é a pessoa que sua estratégia de marketing deve atingir. Isto passa pelo reconhecimento de seu público-alvo, que determina os caminhos a serem percorridos no plano de marketing. 

Igualmente, é essencial entender suas dores e problemas, para mantê-lo sempre em foco com seu negócio.

3 – Concentrar os seus esforços no mundo digital

Com sua startup aliada às principais práticas do marketing digital, confere uma grande vantagem para as concorrentes. A presença digital de sua marca deve impactar a persona definida, onde ela será vista e lembrada por mais pessoas. 

Planejar o marketing para startups não é um diferencial, mas uma exigência.

Pensando nisso, a Square² traz as soluções para quem busca expandir seus resultados. 


Conheça nosso planejamento estratégico de marketing, desenvolvido para acelerar o crescimento de sua empresa e transforme seus objetivos em realidade com as soluções da Square².

Compartilhe este post:

Posts relacionados:

Growth Insights

A newsletter da Square²

Os conteúdos e dicas sobre growth, marketing, negócios eo que você precisa saber para ter insights fora da caixa para a sua startup.

Assine a newsletter da Square²

Growth Insights

A newsletter da Square²

Os conteúdos e dicas sobre growth, marketing, negócios eo que você precisa saber para ter insights fora da caixa para a sua startup.

Quer falar com a gente?

Envie sua mensagem através do nosso canal de Contato. Clique aqui.

Cases de Growth Square²

O impacto de uma estratégia de growth em uma empresa de tecnologia SaaS para frotas

Cases de Growth Square²

Como uma das principais operadoras logísticas do Brasil desenvolveu sua presença digital do zero ao constante crescimento todos os meses

Quer falar com a gente?

Envie sua mensagem através do nosso canal de Contato. Clique aqui.

Quer falar com a gente?

Envie sua mensagem através do nosso canal de Contato. Clique aqui.