O dia a dia de uma empresa é cheio de desafios, com decisões importantes a serem tomadas envolvendo uma série de fatores — algo que já mostra um dos motivos porque o planejamento estratégico é importante.
Em um cotidiano tão atribulado, é normal os gestores enfrentarem dificuldades em analisar quais os caminhos que podem ser trilhados. Por isso, ter um planejamento estratégico de marketing estruturado fornece maior tranquilidade na gestão.
Com ele, é possível estabelecer metas possíveis e mensuráveis, e estruturar os melhores caminhos a serem trilhados.
Tudo isso, com foco em atingir os objetivos traçados e alcançar grandes resultados.
A importância do planejamento é central para o futuro de qualquer empresa. E, no cotidiano de uma startup, onde as inovações e tendências devem caminhar em conjunto com o marketing, é fundamental.
A seguir, entenda os principais benefícios e dicas para implementar um planejamento estratégico de marketing.
Porque planejamento estratégico é importante?
O planejamento estratégico de marketing é um documento que busca posicionar uma marca no mercado. Para isso, ele parte de ações específicas e direcionadas, a fim de aumentar sua competitividade no mercado e otimizar todos os seus resultados.
Dentro dele, estão ainda as informações sobre o mercado que atua, além dos objetivos traçados e melhores estratégias para atingi-los.
Somente por essa breve definição já conseguimos entender a importância do planejamento estratégico.
Hoje, em um mercado cada dia mais competitivo, é crucial que as empresas consigam uma posição destacada. Somente assim será possível alcançar os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Através do planejamento estratégico de marketing, a empresa consegue estruturar suas ações e impactar seus clientes. Ou seja, é um mapa essencial para se localizar e enxergar os melhores caminhos a serem seguidos.
Quais as maneiras que ele pode contribuir para a startup?
Antes de mais nada, ele serve para traçar metas e parâmetros para alcançar seus objetivos.
Isso define a boa administração de um negócio, além de ser fator predominante para a qualidade na gestão de recursos e equipe.
Estes fatores ficam ainda mais nítidos quando tratamos de startups. Por serem empresas com crescimento acelerado, é crucial que o CEO tenha um planejamento estratégico de marketing bem elaborado.
Esse será o diferencial para que a empresa alcance todos os resultados esperados — e até melhores.
Visualização de informações importantes sobre a empresa
Ao elaborar um plano de marketing para startups, a intenção é que sejam identificados alguns cenários da atuação dela.
Por exemplo, mostrando o tamanho do mercado no qual ela está inserida, a quantidade de oportunidades que pode ter em determinadas regiões do país, e assim por diante.
Caso já seja uma empresa mais estabelecida, é interessante analisar a partir da própria clientela que tem, auxiliando também na identificação do público-alvo que mais gera renda ao negócio.
Além disso, a organização do documento precisa mostrar a situação atual da empresa antes de determinar onde ela quer chegar: qual o número de clientes ativos, quantos leads tem na base de comunicação, o ticket médio, etc.
Descrição das principais atividades para alcançar as metas e objetivos definidos
Após avaliar a empresa, seu mercado e concorrência direta, é preciso listar os objetivos.
Tendo eles em mãos, é possível destrinchar e determinar quais são as ações necessárias para atingi-lo em um determinado período. Como:
Objetivo: Gerar mais leads para a base
Ações necessárias:
- Aumentar a produção de blog posts para geração de tráfego orgânico;
- Criar novos materiais de distribuição para captura (e-books, planilhas, etc.);
- Iniciar campanhas de tráfego pago em diferentes plataformas.
Definindo essas ações, você consegue também criar um cronograma no seu planejamento para distribuí-las ao longo do mês e até do ano.
Identificação do estilo de comunicação escrita e visual para o marketing da marca
Um dos capítulos que o seu plano de marketing precisa ter é para os conteúdos da empresa. Nele, você consegue estabelecer os padrões de comunicação da sua startup, como o tom da brand persona e o que evitar.
Definição de uma estratégia pertinente e efetiva
Uma das formas que mais se adaptam à realidade das startups é a criação de um plano de growth marketing.
Em linhas gerais, trata-se de uma estratégia de marketing focada na construção de um relacionamento de longo prazo com seus clientes. Isso proporciona vendas recorrentes, além de conduzir novos clientes para sua marca.
O growth marketing constrói uma nova forma de encarar a própria área do marketing. Ele se liga à realidade das startups por seu caráter inventivo e inovador, que gera impacto positivo em seus clientes.
Por isso, a união das duas áreas é um pontapé interessante para gerar novos resultados.
Mas, embora o growth se aplique às startups na maioria das vezes, é necessário entender se a estratégia faz sentido com os seus objetivos. Em alguns casos, a empresa pode não estar em fase de crescimento e aceleração, buscando outros tipos de planos estratégicos.
Agora que você já conhece a importância em contar com essa estratégia, vamos partir para a prática.
Pensando nisso, destacamos alguns pontos que devem ser considerados na hora de montar um planejamento estratégico de marketing.
O que contém um planejamento estratégico de marketing?
Destacamos os 5 pontos centrais para a elaboração desse plano:
Contextualização do negócio
O planejamento estratégico de marketing se inicia com a apresentação da empresa, definição dos produtos e/ou serviços e a concorrência dela.
Após uma minuciosa pesquisa de mercado, com análise dos concorrentes e impacto do mercado de atuação, é possível o posicionamento da marca no setor de marketing.
Assim, funciona como um guia para todas as ações que serão tomadas no futuro. Por meio dessas definições, você consegue entender o impacto do seu negócio no mercado e onde pode atuar de forma mais proveitosa.
Estabelecer objetivos e metas reais
Nada funciona sem objetivos claros e bem definidos, principalmente quando tratamos de empresas.
É crucial estabelecer metas para qualquer negócio prosperar, colocando-as no seu planejamento para ter um direcionamento melhor nas decisões do dia a dia.
Inclusive, os objetivos do planejamento estratégico de marketing devem se ligar aos objetivos gerais da empresa.
Se a empresa tem um objetivo de aumentar o faturamento, por exemplo, o marketing precisa ter objetivos complementares, como aumentar o número de leads capturados e a taxa de conversão para SQL.
Também é importante que o gestor consiga traçar metas mensuráveis e atingíveis, partindo da realidade atual do negócio. Ou seja, os objetivos devem ser possíveis de serem alcançados — não adianta planejar conquistar 1000 oportunidades ao mês se, atualmente, você conquista apenas 50.
Lógico que isso não elimina a ambição de cada CEO de tentar alcançar o máximo de resultados. Mas, para que tenha sucesso, é preciso equilibrar o desejo de grandes resultados com a quantidade de ações e verba necessárias para fazer acontecer de fato.
Entender o público alvo da startup
Imagine você dar uma palestra para um público que não conhece. Parece um pouco complicado, não é mesmo?
Você fica de frente a um grupo de pessoas, sem saber de onde vieram e com qual objetivo estão ali e pode chegar ao final da palestra quase sem público, pois, quem não estiver interessado vai levantar e ir embora.
Isso também pode acontecer com qualquer negócio que não conheça seu público-alvo. Você pode produzir o melhor conteúdo, mas, se distribuir para as pessoas erradas, ele não terá nenhum efeito positivo.
Portanto, procure compreender melhor as necessidades de seu público, quais são seus problemas e dores.
Tudo isto faz parte da explicação do porquê planejamento estratégico é importante. São dados que devem constar no seu plano, pois demonstram um amplo conhecimento do mercado e do público que é impactado com seu produto ou serviço.
Além disso, consegue estabelecer um bom posicionamento para a sua marca.
Criar a persona do seu negócio
Toda empresa possui a figura do cliente ideal, na qual seus produtos ou serviços se encaixam em suas necessidades. Estas são as personas, ou aqueles personagens fictícios que auxiliam na criação de estratégias focadas em suas carências e objeções.
É possível construir a persona por meio de questionários com clientes. As respostas geradas ajudam a segmentar os dados e informações desse personagem fictício.
Dentro do planejamento estratégico de marketing, a definição da persona é fundamental para executar, da melhor maneira, todas as ações planejadas.
Conhecer os canais de tração e aquisição e as ações
Hoje, vivemos na era da informação. São inúmeros canais de comunicação disponíveis para uso, e várias oportunidades de entrar em contato com clientes.
Na construção de uma relação duradoura com os consumidores, você precisa entender qual a amplitude de cada um desses canais, e como eles se relacionam com suas ações.
Na estratégia de growth, a experiência do cliente é o principal foco.
Por isso, é importante direcionar quais são os melhores canais para ações específicas. Tudo isso deve ser colocado no planejamento estratégico de marketing, pois ajuda na construção de um relacionamento único com seus consumidores.
Você entendeu porque o planejamento estratégico é importante e a Square² sabe de seu impacto na realidade das startups.
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