O planejamento estratégico de marketing é fundamental para que uma startup consiga ter um bom direcionamento e chegue aos melhores resultados possíveis.
A definição de objetivos, perfil de cliente ideal e estratégia de canais são algumas das etapas definidas nesse plano e que contribuem para um rápido e inteligente crescimento de seu negócio.
- O que é planejamento estratégico de marketing;
- Por que fazer um planejamento estratégico de marketing;
- Como fazer um planejamento estratégico;
- Etapas do planejamento de marketing;
- Ferramentas para construir seu planejamento estratégico;
- Como garantir o sucesso na execução do seu planejamento de marketing.
O que é planejamento estratégico de marketing?
O planejamento estratégico é uma ferramenta de marketing utilizada como um mapa que guia as ações da empresa, colaborando com os objetivos determinados para o negócio.
Tudo o que é definido no plano de marketing começa no porque o planejamento está sendo feito: se é para a atuação do time de marketing no ano da empresa, para o lançamento de um novo produto, evento ou para um direcionamento de conteúdos.
Também só é possível gerar ideias e entender os melhores caminhos quando se estuda a empresa, seus produtos e serviços, além do momento atual em que se encontra.
Por que fazer um planejamento estratégico de marketing?
A divulgação dos produtos, a base do relacionamento com o cliente e a criação de demanda acontece através do marketing — essa área é a base de toda a comunicação da empresa. Apesar disso, o marketing é uma área que costuma ser negligenciada em muitas empresas.
Embora seja reconhecida a importância de possuir visibilidade nos meios de comunicação, principalmente digitais, a falta de estratégia e planejamento leva aos resultados precários e faz a área ser vista com receio e pouca atenção.
Frequentemente, os orçamentos são reduzidos e as alternativas ficam cada vez mais limitadas.
Por isso, e por precisar de grande assertividade nas estratégias de marketing, o planejamento se torna uma peça essencial.
A importância do planejamento estratégico de marketing se define pelos seguintes pontos:
Ele traz a melhor visualização de como a empresa atua, os produtos e serviços que oferece, quais são os desafios que tem hoje e onde pretende chegar.
Também contribui para ter um direcionamento detalhado das ações. Assim, mesmo se houver alguma rotatividade na equipe, todos sabem quais são os próximos passos a serem seguidos e o porque devem acontecer.
E até é possível realizar ações de marketing sem estratégia, publicando em blog e redes sociais, mas, qual é o objetivo disto? Porque este é o crescimento e credibilidade do seu negócio que está em jogo.
No marketing, cada ação precisa ter uma finalidade. Você precisa saber o motivo de estar realizando cada ação, como elas colaboram para os objetivos da empresa e se elas, de fato, fazem sentido para o seu negócio.
Todas essas questões são definidas e detalhadas no planejamento estratégico, que é disponibilizado para a sua equipe. Dessa forma, facilitando e agilizando a comunicação interna, integração entre times e até mesmo otimizando o retorno de investimentos em marketing.
Como fazer um planejamento estratégico de marketing?
Algo que deve ser seguido à risca é a utilização de dados reais sobre a empresa, seus clientes e seu público, assim como análises e pesquisas sobre o que já é conhecido no mercado.
A única maneira de identificar com precisão o que uma startup precisa fazer é sabendo o que ela já fez, como fez e quais foram os resultados obtidos. Você também deve conhecer os tipos de planejamento, quais são as etapas e melhores ferramentas para obter as informações que precisa.
Confira em mais detalhes:
Conheça os diferentes tipos de planejamento
Você pode criar um planejamento anual de marketing, que aborda todas as diferentes partes dessa área, como o conteúdo, orçamento e ações mensais. Mas, também pode adotar o planejamento por níveis, por campanhas ou utilizar planejamentos específicos para lançamentos e eventos.
São diversas alternativas de planos para que você utilize aquele que for o mais adequado ao seu momento.
Etapas do planejamento de marketing
As etapas de um planejamento podem variar conforme o seu tipo. Porém, algo que todos terão em comum são as etapas de:
- Definição de objetivos;
- Levantamento de ações;
- Perfil de cliente ideal;
- Determinação de ações a serem realizadas;
- Tempo e orçamento destinado para cada ação.
Em um planejamento estratégico de marketing completo, as etapas são:
- Definição de objetivos tangíveis e intangíveis;
- Apresentação da empresa e definição de seus valores;
- Definição dos produtos e suas principais forças e fraquezas;
- Contexto do mercado no qual a startup atua;
- Mapeamento de concorrência de acordo com o segmento;
- Criação de personas e definição do cliente ideal (ICP);
- Levantamento de canais para a estratégia de comunicação;
- Definição do arquétipo da marca;
- Orçamento estimado e distribuição prevista para os objetivos definidos;
- Listagem de ideias e cronograma de ações para colocar a estratégia em ação.
Ferramentas para construir seu planejamento estratégico
Algumas ferramentas podem ser bastante úteis no decorrer do seu planejamento. Confira algumas delas e em quais etapas se aplicam:
Definição da empresa e seus valores | Golden Circle |
Definição dos produtos | Análise BCG ou Análise SWOT e SWOT Cruzada |
Contexto de mercado | Pesquisas realizadas da área e portais de notícias |
Definição do arquétipo da marca | Teste dos arquétipos |
Distribuição de orçamento | Ferramenta de distribuição de verbas |
Planejamento de ações e roadmap | Análise 5W2H e metodología OKR |
Como garantir o sucesso na execução do seu planejamento de marketing?
Para fazer um plano de marketing que funciona e traz os resultados esperados, você precisa utilizar dados reais e concretos para gerar suas estratégias, determinando objetivos realistas e atingíveis.
Também é importante determinar ações que caibam no orçamento disponíveis para a área de marketing, assim como considerando a quantidade de “mãos” disponíveis para fazer acontecer os planos.
Toda a realidade do seu negócio e até os planos de modelo de negócio e desenvolvimento da startup devem ser considerados ao gerar estratégias de marketing. Só assim você chegará ao sucesso do seu planejamento, atingindo os objetivos propostos.
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